Informativos

Apresentação

Caro usuário

 

Primeiramente, gostaria de me apresentar. Meu nome é Silvio Roberto Andrietta e trabalho no setor Sucroalcooleiro desde 1987, quando ingressei como engenheiro trainee no Centro de Tecnogogia da Copersucar no Departamento de Engenharia de Processos – Modalidade Fermentação, onde minha função era assessorar as Usinas cooperadas, transferindo tecnologias desenvolvidas neste Centro. Desde esta época, foquei meu trabalho no estudo dos caminhos metabólicos da levedura, com ênfase na modelagem matemática das transformações bioquímicas envolvidas no processo de biossíntese de etanol. Permaneci nesta área após deixar o CTC e iniciar minha tese de doutorado na Universidade Estadual de Campinas.

 

Em 1994, obtive o título de Doutor defendendo a tese “Modelagem, Simulação e Controle de Processo de Fermentação Alcoólica Contínua em Escala Industrial”. O trabalho desenvolvido nesta tese deu origem ao primeiro projeto de fermentação contínua em escala industrial por mim concebido em 1992, instalado na Usina Guarani em Severinia SP. Em 1992 fui para o Centro Pluridisciplinar de Pesquisa Química, Biológica e Agrícola (CPQBA) da Universidade Estadual de Campinas, como pesquisador, onde implantei a Divisão de Biotecnologia e Processos e passei a ministrar aulas na Pós Graduação da Faculdade de Engenharia Química (Disciplina: Biocinética e Biorreatores).

 

Orientei 17 alunos sendo 11 mestrados e 6 doutorados durante o tempo que permaneci na UNICAMP. Mesmo na carreira acadêmica, sempre mantive meu trabalho de pesquisa voltado para aplicações industriais, com ênfase a fermentação alcoólica. Busco em minhas pesquisas entender o funcionamento das células de levedura para que seja possível modelar seu comportamento e então projetar sistemas industriais de onde se possa extrair o maior rendimento possível.

A Biocontal é uma empresa de consultoria criada em 2008 por mim, após ter-me afastado da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e decidido dedicar-me de forma integral à aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de trabalho em pesquisa e desenvolvimento, na otimização de processo de biotransformação.

Como meta, estabeleci no ato de sua criação, que a Biocontal seria uma empresa voltada a disseminação de conhecimento tecnológico, usando para tanto todas as ferramentas disponíveis. Com base neste princípio, herdado da minha carreira acadêmica, estamos inaugurando este site, onde neste espaço serão disponibilizados vários textos contendo informações resumidas sobre assuntos que considero relevantes aos processos de fermentação alcoólica, principalmente no que diz respeito ao comportamento das células de levedura, o qual um dia espero conhecer o mínimo necessário para fazer jus ao título de especialista em processos de fermentação alcoólica.

Espero que este espaço seja útil a você usuário e espero também a participação de todos, enviando comentários e indicando assuntos que gostariam de ver discutidos aqui. Agradeço antecipadamente a todos que participarem com seus comentários e sugestões. Sempre considero as discussões técnicas fundamentadas importantíssimas para esclarecimento de dúvidas e aumento do conhecimento e sei também que não sou dono da verdade, por isto não se acanhem em expor seu ponto de vista, mesmo que este seja contrário ao exposto por mim.

Por: Silvio Roberto Andrietta, Dr.

Voltar para Informativos